Com capacidade estimada para cerca de 1 mil atendimentos por mês, o novo Centro de Especialidades Odontológicas da Zona Noroeste (CEO-ZNO) está em fase final de implantação. A unidade ampliará a oferta de procedimentos especializados e proporcionará mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento à população.
A reestruturação do imóvel, executada pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), tem conclusão prevista para este mês. Paralelamente, a Secretaria de Saúde já iniciou a instalação dos equipamentos, preparando o espaço para a entrega à população.
A unidade oferecerá serviços de diagnóstico bucal, periodontia, endodontia, exames radiológicos, cirurgia e prótese, além de consultório exclusivo para atendimento a pessoas com deficiência (PCD).
O novo CEO-ZNO fica na Rua Prof. Luís Gomes Cruz s/nº, no Castelo, ao lado do Ambulatório de Especialidades da Zona Noroeste (Ambesp). Possui dois pavimentos, cada um com pouco mais de 260m², e recebeu elevador para garantir a acessibilidade.
No térreo, ficam a recepção e os consultórios de periodontia, endodontia e atendimento a pessoas com deficiência, este último com sala de espera própria. O pavimento também abriga salas de radiologia, cirurgia, diagnóstico bucal e prótese, além da Central de Material e Esterilização, depósito, sanitários, incluindo unidade acessível, área administrativa e espaços de circulação.
O primeiro pavimento conta com almoxarifado, arquivo, sala de capacitação, copa, sala de roupa limpa, área administrativa, sanitários e área de circulação.
O projeto é de autoria das arquitetas Carol Maylart e Juliana Carlini, do Departamento de Planejamento de Obras da Seobe.
“Atualmente, os serviços estão na última fase, com pequenos arremates, como detalhes de pintura, além dos testes finais de climatização e do elevador para a conclusão da adaptação do imóvel”, explica a coordenadora de Obras da Seobe, engenheira Ana Carolina Bubula.
A reforma recebe investimento de R$ 2,2 milhões, do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb). Os trabalhos são executados pela empresa Iluminar Projetos Construções e Instalações Elétricas, segunda colocada na licitação, que assumiu após a rescisão do contrato com a JEA Construtora.
O contrato com a primeira empresa foi rescindido por inexecução parcial da obra, com base nas cláusulas contratuais e na legislação federal de licitações. Antes da rescisão, a empresa havia sido advertida e notificada pela Prefeitura e recebeu multa de R$ 223 mil.
Até a inauguração da nova unidade, o CEO-ZNO segue atendendo na Rua Ângelo Martins Melero, 436, na Caneleira, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Além do CEO-ZNO, a Secretaria de Saúde mantém o CEO-Orla, localizado na Avenida Conselheiro Nébias, 267, 1º andar, na Vila Mathias.