O pão de cará, patrimônio cultural imaterial da Cidade e um dos principais símbolos da identidade santista, ganhou um indicador econômico exclusivo, o IPC-Cará, refletindo a forte tradição nas padarias e mesas da população.
O primeiro boletim elaborado pela Prefeitura já está disponível e aponta cotação média de R$ 22,82 o quilo, apurada em levantamento entre os últimos dias 13 e 19. A divulgação do índice também será feita por meio de um banner no Santos Portal.
O índice, sob responsabilidade do Departamento de Orçamento e Gestão (Deorg), da Secretaria de Governo, tem como base a pesquisa diária em 23 mercados e padarias, distribuídos pelas cinco regiões da Cidade: Centro, Morros, Orla, Zona Intermediária e Zona Noroeste.
A metodologia prevê apuração semanal da variação de preços, com indicação do maior e menor valor encontrado, além da elaboração de relatório semanal sintetizado e mensal analítico que relaciona a oscilação local aos cenários econômicos nacionais e internacionais.
Mensalmente a Prefeitura também faz a pesquisa e divulgação do preço médio da cesta básica na Cidade.
Inspirado em modelos já consolidados, como o IPCA-IBGE e o Índice Big Mac Index, criado pela revista The Economist, o IPC-Cará valoriza o item típico da cultura santista ao mesmo tempo em que se transforma em ferramenta de referência econômica.
O secretário de Governo, Fábio Ferraz, destaca a inovação, valorizando as raízes santistas. “O IPC-Cará mostra como Santos pode inovar sem perder suas raízes. Ao transformar um patrimônio cultural, como é o nosso pão de cará, em indicador econômico, aproximamos a população de conceitos importantes, de forma leve e acessível. Mais do que números, esse índice valoriza a identidade santista e fortalece o comércio local”.