A Casa das Culturas de Santos inaugura nesta quinta-feira (23), às 18h, o Cineclube Cacilda Becker, novo espaço dedicado à exibição e à discussão de obras cinematográficas com valor artístico e histórico. A estreia contará com a exibição de dois documentários sobre João do Rio, um dos maiores cronistas do Brasil, seguida de sarau temático sobre o autor, às 19h.
O projeto tem como proposta criar um ponto de encontro mensal para o público interessado em cinema, literatura e reflexão crítica sobre a cultura brasileira.
O nome do cineclube homenageia Cacilda Becker (1921–1969), considerada uma das maiores atrizes do teatro brasileiro. Referência na renovação cênica do País, marcou gerações com sua entrega aos palcos e continua sendo símbolo de resistência e paixão pela arte.
A programação da Casa das Culturas no sábado (25) também será marcada por múltiplas expressões artísticas. Às 14h30, ocorre a oficina literária com o escritor Flávio Viegas Amoreira, seguida, às 15h, pela apresentação do projeto Pai Felipe, o Rei Batuqueiro, que celebra as raízes afro-brasileiras por meio da música, dança e percussão, reunindo artistas como Vander do Surdo, Giba do Sapatinho, Valtinho do Castelo e Roberto Azevedo, com direção musical de Mano Jotta R e coreografia da Prof.ª Felina, além da participação especial de Mell Angelis.
Encerrando o dia, às 16h, haverá o lançamento e sessão de autógrafos do livro Versos na Montanha-Russa “Down”, de Heitor Moreno.
Os visitantes também podem conhecer o Memorial José Bonifácio, espaço permanente que apresenta a vida e a obra do santista e Patrono da Independência.
A Casa das Culturas de Santos fica na Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova, e funciona de terça a sábado, das 9h às 18h. A entrada é franca.