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14 NOV 2025
Procon Santos divulga pesquisa de preços para orientar consumidor na Black Friday
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LEIA TAMBÉM: Black Friday: Procon Santos alerta sobre os cuidados nas compras físicas e on-line

O Procon Santos realizou pesquisa para ajudar e orientar o consumidor quanto ao real preço praticado antes da Black Friday (28 de novembro). A lista está disponível aqui

O levantamento foi feito em cinco lojas de grande fluxo, entre 2 a 20 de outubro, totalizando 300 itens eletroeletrônicos de várias marcas que costumam ficar em promoção. Vão desde fones de ouvido bluetooth, cafeteiras, ar-condicionado, geladeira, até Smart TV.  A pesquisa se baseou em preços à vista, conforme apurados no dia por produto, marca e modelo. 

Segundo o diretor do Procon-Santos, Sidney Vida, a transparência de preços protege o bolso do consumidor e estimula a concorrência leal. “Faz com que possa se municiar, a partir de uma referência local, e desestimular a maquiagem de preço”.

ATENÇÃO REDOBRADA

Entre as dicas apontadas pelo Procon Santos para a temporada de descontos, estão evitar comprar por impulso, verificar atentamente os preços e as condições de pagamento dos produtos e, no caso das compras on-line, atentar se o portal é de uma empresa com sede no Brasil. 

Em se tratando de sites estrangeiros, os órgãos de defesa do consumidor do País, em regra, como o Procon-Santos, não podem intervir na condição jurídica por se tratar de área internacional.

Com relação às compras feitas na internet, Sidney Vida destaca o perigo dos sites falsos. “Ao entrar em uma página, é preciso verificar se esse ambiente virtual é seguro para a compra”. 

Ele aponta que os portais indicados são os com https://. Ao acessar as páginas, o passo seguinte é verificar se a empresa possui CNPJ, endereço e telefone fixos e canais de atendimento ao cliente. 

PRAZOS E TROCA

Nas compras pela internet, o consumidor tem o direito de trocar o produto em até sete dias, a partir da data de recebimento, independente de problemas, sem qualquer despesa. Também é importante informar-se quanto a política de troca e devolução da empresa.

Já a troca nas lojas físicas, a troca só é obrigatória se o produto apresentar defeito. Caso contrário, vira uma opção do fornecedor do serviço ou do produto, não sendo obrigatória. 

DENÚNCIAS

Caso o consumidor identifique práticas abusivas, propaganda enganosa ou golpes, poderá registrar reclamação presencialmente no Procon-Santos, (no Poupatempo, na Rua João Pessoa, 246- Centro), pelo canal digital procon.santos.sp.gov.br ou no posto do Procon-Unimes, na Rua Barão de Paranapiacaba, 28 (Encruzilhada).

Fonte: Prefeitura de Santos
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