A 10ª edição da campanha Doe Amor, Doe Vida, Doe Sangue, que tem como objetivo incentivar a solidariedade e reforçar os estoques de sangue, já tem data confirmada: o mutirão ocorrerá neste sábado (29), em dois hemonúcleos de Santos.
No Hemonúcleo da Santa Casa (Av. Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara) a campanha ocorre das 7h às 11h. Já o Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão) receberá os doadores das 8h às 12h30.
Para garantir a segurança dos doadores e receptores, são feitas previamente avaliações como aferição da pressão arterial, pulso, temperatura corporal e teste para anemia. Todo o material utilizado na coleta é descartável, garantindo a segurança do procedimento.
Para doar sangue, é necessário:
Apresentar documento original com foto
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados de um responsável)
Pesar mais de 50 kg
Estar em boas condições de saúde
Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
Estar bem alimentado (aguardar duas horas após o almoço ou uma hora após um lanche)
Pessoas que tenham feito tatuagens, piercings ou maquiagem definitiva devem aguardar seis meses para doar.
Também não podem doar quem teve gripe, febre, infecções recentes, ou passou por cirurgias e procedimentos dentários (alguns exigem até sete dias de intervalo).
Entre os impedimentos definitivos estão doenças como hepatite após os 11 anos de idade, HIV/Aids, sífilis, doença de Chagas e HTLV.
Homens: podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes por ano.
Mulheres: podem doar a cada três meses, até três vezes por ano.
A ação é promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e Guarda Civil Municipal (GCM) e conta com a parceria dos moto clubes Insanos e Lokas.