O Dia D da Campanha do Novembro Azul (conscientização ao diagnóstico precoce de câncer de próstata) será neste sábado (29) em Santos. Cinco policlínicas estarão abertas, das 9h às 15h30, além de um posto itinerante no Novo Quebra-Mar, das 9h às 15h, com ações de saúde e bem-estar.
Nas policlínicas, poderão ser realizadas as solicitações de check up anual e coleta de sangue, além de vacinação e outros serviços. Estarão abertas as unidades Alemoa/Chico de Paula (R. Afonsina Proost de Souza s/nº), Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº), São Bento (Rua das Pedras s/nº), Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115) e Embaré (Praça Cel. Fernando Prestes s/nº).
Excepcionalmente no dia D, serão atendidos pacientes de policlínicas que não estejam abertas. Aos interessados, será solicitado exame de sangue laboratorial contendo hemograma completo com plaquetas, colesterol total e frações, ureia e creatinina, contagem de enzimas no fígado, contagem hormonal da glândula tireoide e glicemia.
Aos homens com 45 anos ou mais, será incluído no exame de sangue a contagem de PSA, que é o antígeno específico da próstata, que pode indicar um câncer quando apresenta resultado alterado. Havendo qualquer alteração no laudo, o paciente será encaminhado ao urologista para exames complementares.
A coleta laboratorial poderá ser agendada no Dia D para outro data ou feita na hora, caso a pessoa esteja com o preparo em dia: jejum mínimo de oito horas, 48 horas sem relações sexuais, sem atividades físicas intensas e sem andar de bicicleta ou moto.
A programação do posto itinerante do Novo Quebra-Mar está recheada de atrações para toda a família. Aferição de pressão arterial e glicemia; auriculoterapia; testes rápidos para HIV e hepatites B e C; distribuição de preservativos e folders sobre saúde masculina, orientação nutricional sobre hábitos saudáveis e atividade física são as atividades promovidas no posto.
E ainda: yoga, às 10h; ba duan jin (exercícios da medicina tradicional chinesa), às 11 e 14h; bateroteropia (prática que combina bateria, fisioterapia e terapia), às 11h30 e 13h30.